- Português
- Inglês
Madeiras são produtos naturais, por isso, nunca são exatamente iguais. Mesmo quando são da mesma espécie podem ter tonalidades e veios diferentes uma das outras. Também é comum a madeira sofrer um leve inchaço (nos dias mais úmidos) ou contração (nos dias mais secos) nas primeiras semanas ou até meses da instalação na obra, pois como são provindas de outras regiões, estas, normalmente possuem a umidade relativa do ar menor que a do litoral paulista. Portanto, esse período é de adaptação da madeira à nossa região (muito mais úmida). Esta característica das madeiras naturais é o que as fazem ser produtos diferenciados e tão desejados pela maioria dos consumidores e profissionais da construção, pois valoriza e dá mais personalidade aos projetos! Toda madeira é sujeita ao ataque de cupins. A única forma de prevenção é utilizar produtos específicos, como a Cupinicida, Penetrol, ou até mesmo o Polisten, por exemplo. Para garantir maior durabilidade das características físicas e estéticas da madeira, deve-se aplicar produtos para tratamento e acabamento como: Verniz, Seladora, Polisten e etc, repetindo este processo anualmente, caso contrário, toda madeira tende à ficar com um tom "Acinzentado" e apodrecer mais rapidamente, principalmente quando são expostas ao tempo.
Nome científicoAstronium lecointei Ducke Anacardiaceae
Típica da região amazônica, principalmente do Pará. Cerne variável do bege-rosado ao castanho-escuro-avermelhado, com estrias mais escuras; brilho moderado. Muito durável, não sendo atacada por insetos ou cupins
de madeira seca.
Indicada para carpintaria, marcenaria de luxo, construção em geral, compensado, artesanato, venezianas, molduras, rodapés, lambris, escadas, móveis, vigas e caibros. E também em obras que requer uma madeira mais resistente, tais como a construção civil, a fabricação de vagões de trens ou pisos.
Nome científicoDipteryx odorata (Aublet.) Willd., Leguminosa
A madeira de cumaru é difícil de ser trabalhada, mas recebe excelente acabamento no torneamento. Acabamento ruim nos trabalhos de plaina e lixa é difícil de ser perfurada. Devido à natureza oleosa, a madeira apresenta dificuldade em ser colada. Aceita polimento, pintura, verniz e lustre.
Mais indicada na construção civil, como vigas, caibros, ripas, tábuas para assoalhos, forros, postes, pontes, cabos de ferramentas,
defensas e construção naval. Também é muito usada em degraus, escadas, estacas e batentes
Nome científicoBowdichia spp., Leguminosae.
Desenvolve-se com maior frequência na região norte do País, a madeira do tipo Sucupira apresenta variação de cor castanha a castanha avermelhada. É uma madeira pesada, com grande impermeabilidade, textura grosseira, aspecto fibroso acentuado.
Ela é mais indicada para construção civil como tábuas, vigas, dormentes, tacos, marcenaria e carpintaria em geral e acabamentos internos. Também é usada em interior, exterior, pisos, escadas, cabos de ferramentas, construção civil e naval, móveis e tacos para assoalhos.
Nome científicoApuleia leiocarpa var. molaris
Possui uma superfície lustrosa e lisa, sem odor e com densidade e textura médias. Conhecida por sua coloração que varia entre bege e castanho-amarelado, a madeira apresenta resistência moderada à fungos apodrecedores, é uma ótima opção de madeira pois possuí alta resistência ao cupim de madeira seca.
Mais utilizada na construção civil, como postes, cruzetas, vigas, caibros, ripas, tábuas e
tacos para assoalhos, marcos de portas, janelas, cabos de ferramentas, além de construções navais, como estruturas, quilhas etc. Em alguns casos pode ser utilizada em portas, venezianas ou caixilhos.
Nome científicoErisma uncinatum Warm, Vochysiaceae.
O cambará é um tipo de madeira que tem
alta resistência à água. De cor castanho-avermelhado claro ou escuro apresenta um bom acabamento. Textura
média a grossa. É fácil de pregar, parafusar e
permite acabamento satisfatório.
Indicada na confecção de telhados e coberturas de casas e prédios. Utilizada como ripas e partes secundárias de estruturas, forros, guarnições, cordões e rodapés. Pode também ser utilizada como pontaletes, andaimes e fôrmas para concreto. Na indústria de móveis é utilizada com móveis estândar.
Nome científicoCaryocar glabrum - Caryocaraceae
A madeira Piquiarana é pesada e tem coloração levemente amarelada, grã regular revessa, tem textura de média a grossa. Considerada fácil de trabalhar, ela se destaca pelo seu tamanho que pode alcançar cerca de 50 metros e permite ótimo acabamento.
Ótima para a construção civil, e pode substituir madeiras resistentes e duráveis usadas para construção pesada externa ou interna, como postes, vigas, caibros, ripas, tábuas, tacos para assoalhos, marcos de portas e janelas, esteios, estacas, mourões, vigas e caibros.