Sobre nós
A Madeireira Portalkit foi fundada em 1998, estrategicamente na cidade de Bertioga (SP), para favorecer a logística de entregas rápidas no litoral norte de São Paulo, Baixada Santista e Alto Tietê. Com muito trabalho, respeito e dedicação aos nossos clientes, a Portalkit é hoje uma das maiores madeireiras da região, considerada referência no setor. Nossa matriz está estabelecida numa área com 8.000m², distribuídas em loja, galpões de estocagem, marcenaria e showroom. Comprometida com a sustentabilidade, a Portalkit trabalha somente com madeiras certificadas, selecionadas e secas, proporcionando melhor qualidade no acabamento dos produtos.
Fale Conosco
Nossos endereços
Portalkit Bertioga: Av. Central, 122
Jd. Vista Linda – Bertioga/SP
(Rodovia Rio-Santos, Km 216,5)
Jd. Vista Linda – Bertioga/SP
(Rodovia Rio-Santos, Km 216,5)
(13) 3311-9611
Portalkit Mogi: R. José Meloni, 351
Setor 5 – Mogilar
(Dentro do Itaipu Shopping )
Setor 5 – Mogilar
(Dentro do Itaipu Shopping )
Tudo sobre manutenção de portas de madeira
Comparadas aos outros móveis da casa, as portas de madeira geralmente acabam sendo mais esquecidas quando o assunto é manutenção. Embora não pareça, elas também enchem de poeira, ficam sujas e precisam de cuidados para permanecerem conservadas.
Afinal, de nada adianta escolher lindas portas para o seu projeto se as medidas necessárias para preservar sua beleza e assegurar sua durabilidade não forem tomadas de forma adequada.
Com manutenção periódica, é possível manter a boa aparência das portas de madeira e todas as suas características naturais por um longo tempo, tanto em áreas internas como externas.
Como deve ser feita a limpeza das portas de madeira?
Os cuidados dependem do tipo de acabamento e de madeira em que as portas foram fabricadas. No geral, para conservá-las como se fossem novas, deve-se limpar a poeira com um espanador ou pano macio, passando pelas portas inteiras (atenção especialmente aos acabamentos como ranhuras e relevos). É necessário limpar também as partes superiores e as laterais.
No caso de portas de madeira envernizadas, deve-se passar um pano umedecido com sabão à base de óleo, procurando limpar sempre no sentido do veio da madeira. Em seguida, com um pano seco, é preciso tirar os restos de produto em excesso.
Para as portas de madeira pintadas (em especial as brancas), o melhor é optar por usar um produto de limpeza doméstico diluído em água, que deve ser passado por toda a superfície com uma esponja ou um pano macio. Sabão de coco e detergente neutro diluídos em água são ótimas opções.
Vale lembrar que itens abrasivos nunca podem ser usados para limpar portas de madeira, pois podem danificar o material.
As maçanetas das portas devem ser limpas com um produto multiuso e um pano suave. Por estarem em contato permanente com as mãos, elas são um dos elementos da casa que mais se sujam, então o ideal é aproveitar o momento da limpeza para aplicar um produto antibacteriano para desinfetá-las.
Cuidados com a pintura das portas de madeira
A revisão da pintura das portas de madeiras deve ser feita a cada dois anos em casos de pouca exposição à chuva e ao sol (área interna), e a cada seis meses quando o material fica mais desprotegido e exposto às condições climáticas (área externa).
Porém, caso você note que antes desses períodos de tempo indicados a pintura já está desgastada, pode tomar as providências necessárias para garantir a beleza e conservação da sua porta de madeira.
Dicas gerais para manutenção das portas de madeira
Para aumentar a durabilidade da madeira, evite batidas e raspões nas portas. As pancadas são as principais causadoras de marcas e afundamentos nesses materiais.
Portas de madeiras internas não devem ser molhadas em nenhuma hipótese. Para limpar o chão, utilize apenas pano umedecido. Jamais jogue água nas áreas próximas às folhas das portas, isso irá acelerar o desgaste e pode causar grandes estragos, como estufamento, descamações e mofo.
Mantenha os trilhos, rebaixos e canaletas sempre limpos, e nunca deixe acumular sujeira nestes locais.
As dobradiças e fechaduras devem ser lubrificadas periodicamente com algumas gotas de óleo de máquina ou com grafite em pó. É importante tomar cuidado para que o excesso de óleo não escorra na madeira causando manchas. Em alguns casos, o grafite acaba sendo o produto mais indicado.
Os rolamentos das roldanas, no caso das portas deslizantes, também devem ser lubrificados (esses, sim, com óleos lubrificantes sempre).
Este texto te ajudou? Compartilhe com outras pessoas!