Como usar madeira no banheiro

Não tem como negar: a madeira ainda é o material mais querido por quem está construindo ou reformando. Isso porque, além de funcional e versátil, ela traz uma beleza ímpar ao ambiente, independente de onde seja colocada e de qual seja o estilo de decoração.

E isso também se aplica quando o assunto é o banheiro!

Antigamente, usar madeira em locais úmidos e fechados era motivo de preocupação, já que o contato frequente com a água poderia diminuir a durabilidade do material, mas hoje, com a arquitetura contemporânea, existem soluções eficazes para que isso não aconteça.

Por isso, se você está pensando em transformar seu banheiro ou vai construir em breve, anote as dicas que daremos para você neste texto e inspire-se com algumas imagens de belos projetos!

Qual madeira usar no banheiro

O primeiro passo é escolher madeiras mais resistentes e que suportam melhor a umidade, como:
– Ipê
– Jatobá
– Cumaru
– Peroba-rosa

Depois, é fundamental tratar o material com impermeabilizantes ou vernizes e fazer a manutenção de acordo com o período indicado para o tipo escolhido para o seu projeto.

Com esses cuidados, você pode ter um banheiro incrível e aconchegante com decoração duradoura.

Como usar a madeira…

Uma das grandes vantagens da madeira é que ela combina com vários tipos de materiais e cores. Por isso, você pode escolher o que mais combina com você para compor um banheiro único e com personalidade.

Imagine o quão agradável seria terminar o dia com um banho relaxante em um ambiente aconchegante e que tenha todos os elementos que você gosta, justamente porque foi pensado de acordo com o que você aprecia. Isso também transforma uma casa em um lar!

Então, pense em como você utilizaria a madeira no seu banheiro. Acredite, é possível usá-la das mais variadas formas!

… Na bancada

Este é o lugar mais comum de se aplicar o material, seja em grandes banheiros ou em lavabos, mas isso não significa que todos os projetos com bancadas de madeira sejam iguais. Na verdade, a graça está em usar a criatividade! É possível criar peças únicas, feitas sob medida para o espaço e com detalhes que se adequem às necessidades dos moradores.

Bancadas com gavetas, com espaço de armazenamento fechado com portas, com nichos ou com suporte para toalha… Há uma infinidade de possibilidades! Mas todas elas têm algo em comum: a escolha minuciosa do tipo de madeira, que deve ser mais densa para não absorver a água.

… Nas paredes

Seja em forma de revestimento para a parede ou em detalhes pontuais, como prateleiras, nichos ou moldura para o espelho, a madeira pode ser usada exclusivamente para a decoração do espaço, agregando aconchego e toques únicos. Nesse caso, também vale usar a imaginação!

… No piso

Essa é a opção menos comum, mas é totalmente possível! Com a escolha certa e os cuidados adequados, o piso de madeira pode ser uma excelente alternativa para quem não gosta do toque frio dos porcelanatos e pedras naturais.

É mais indicado para a área fora do box, já que o contato direto e frequente com a água pode deixar o material poroso e estragar mais rápido, além de aumentar as chances do surgimento de fungos e bactérias. Porém, existem opções para quem deseja utilizá-la dentro do box.

Uma ideia interessante é usar decks de madeira dentro do box, mas é necessário tomar todos os cuidados e fazer manutenções na impermeabilização.

Madeireira em Bertioga ou Mogi das Cruzes

Se você está pensando em usar a madeira no seu banheiro, visite a Portalkit em Bertioga (matriz) ou Mogi das Cruzes (showroom) e conheça nossa variedade de produtos.

Todos os profissionais estarão a sua disposição para tirar dúvidas, prestar consultoria na hora de escolher a peça perfeita para sua residência e oferecer todas as informações necessárias sobre cuidados para preservar a madeira.
Importante lembrar que nossos produtos são provenientes de manejos florestais sustentáveis e certificadas pelo Ibama, por meio do DOF (Documento de Origem Florestal).

Se preferir, fale conosco também pelo:
Bertioga: telefone (13) 3311-9611 ou WhatsApp (13) 99798-0739
Mogi das Cruzes: telefone (11) 2500-0270 ou WhatsApp (11) 95041-5701