Design biofílico: o toque de natureza que os espaços interiores precisam!

Pare por um minuto e pense em um espaço perfeito para você relaxar.

Provavelmente, você imaginou um local cercado por natureza, seja com árvores e muito verde ou com o barulho do mar. Acertamos? Isso acontece por um motivo: nós temos uma atração inata pela natureza, segundo o biólogo Edward Wilson.

Os elementos naturais, como água, luz solar e ar, são muito importantes para nos conectarmos novamente com quem somos, principalmente no mundo em que vivemos, onde a rotina agitada acontece dentro de paredes de concreto e os contatos são feitos por meio de uma tela luminosa.

Sabendo disso, arquitetos e designers passaram a buscar soluções que reaproximam o homem do meio ambiente a fim de promover mais bem-estar e conforto emocional. Daí, surgiu o design biofílico!

O que é design biofílico?

Biofilia vem do grego “Biophilia” (“bio” é vida e “philia” é amor, ou seja, “amor às coisas vivas”, “amor pela vida”). O termo representa a necessidade que nós, humanos, temos em nos relacionarmos com a natureza.

É partindo deste conceito que o design biofílico é criado, desenvolvendo lugares que tenham predominância de itens naturais, como vegetação, luz do dia, ventilação, vista para o exterior, entre outros.

Por que o design biofílico é uma tendência?

Estudos comprovam que a presença da natureza em espaços de convívio, especialmente no trabalho, aumenta em 15% a satisfação das pessoas, melhora a saúde física e mental, reduz o estresse, aumenta o poder de concentração e o nível de criatividade.

Como aplicar a madeira em um projeto biofílico?

Há uma série de elementos aplicáveis em um projeto biofílico, mas, aqui, vamos focar na madeira, que é o material que mais nos encanta.

Muito versátil, pode ser usada de maneira polida em locais com proposta mais refinada ou em seu formato original, com as fibras em destaque, o que aumenta a conexão visual com a natureza.

Independente da aparência, ela combina bem com todos os ambientes, sejam eles dentro de uma casa ou em um escritório, e pode ser usada de inúmeras maneiras, do chão ao teto, no espaço interior ou exterior.

Para potencializar o bem-estar e criar uma rica paleta natural, basta combinar a madeira com vegetação e muita luz do dia. Veja algumas inspirações:

Você sabia? Existem pesquisas que demonstram que a madeira é capaz de relaxar o sistema nervoso autônomo, o que diminui as respostas relacionadas ao estresse.

Madeireira em Bertioga ou Mogi das Cruzes

Se você está criando um projeto biofílico com elementos em madeira, visite a PortalKit em Bertioga (matriz) ou Mogi das Cruzes (showroom) e conheça nossa variedade de produtos.

Importante lembrar que nossos itens são provenientes de manejos florestais sustentáveis e certificadas pelo Ibama, por meio do DOF (Documento de Origem Florestal).

Se preferir, fale conosco também pelo:
Bertioga: telefone (13) 3311-9611 ou WhatsApp (13) 99798-0739
Mogi das Cruzes: telefone (11) 2500-0270 ou WhatsApp (11) 95041-5701